New Users

4
Como vcs fazem para suprir a deficiência da vitamina B12?

Open 13 Answers 4634 Views

13 Respostas

3
Anderson, segundo médicos e nutricionistas, não há nenhum estudo que comprove B12 em cogumelos ou algas. Existem sim substâncias parecidas, mas não são B12. O certo é fazer exames regularmente e pedir para medir a B12 no emograma. Suplementação é o que os médicos indicam.
respondida por (3,4K pontos)
6Comments
comentado por (5,6K pontos)
De fato. A deficiência em B12 é perigosa. Suplemento sintetizado é comprovadamente o melhor caminho. Cabe salientar que ela é cumulativa no organismo, então não adianta correr também :)
comentado por (170 pontos)
Só lembrando que êh errado suplementar apenas a B12 .... Temos que suplementar todas as Vitaminas B juntas !!!!
comentado por (5,6K pontos)
Mas, pelo que sei, somente a B12 não é obtida naturalmente da combinação de vegetais e todas as outras do complexo B são conseguidas facilmente através de uma dieta de qualidade.
comentado por (3,4K pontos)
Sergio, não há nenhuma literatura médica que eu já tenha visto que afirme isso. Você tem alguma fonte?
comentado por (170 pontos)
Sim tenho .... Doutor Lair Ribeiro e Google Academico
Namastê
comentado por (170 pontos)
A Literatura Médica eh uma Piada !! Começando pelo fato que eles afirmam que o Leite contem Calcio , carne vermelha eh nescessario para o corpo , e varias outras bobagens !!
Alias , vejo um monte de bobagens
3
B12 é produzida por bactérias que vivem também dentro do seu organismo. Em uma dieta realmente saudável, rica em frutas e vegetais, seu corpo é mais saudável e, portanto, mais bem nutrido. O processo nutritivo não só depende da qualidade dos alimentos ou dos nutrientes contidos nele. Se você não está saudável, o alimento pode ser rico em um específico nutriente que seu organismo não digere, absorve e assimila ele de forma adequada, causando a má nutrição.

Sou crudívoro vegano há 7 anos e nunca suplementei, nunca apresentei sintomas e meus níveis séricos não são demasiadamente abaixo do "recomendado". Meu funcionamento cognitivo é melhor do que nunca.
respondida por (560 pontos)
1Comments
comentado por (560 pontos)
O que eu quis dizer é que toda a relação de macro e micronutrientes, toda a nutrição, toda a sua saúde, é ligada a vida saudável e ao bom funcionamento do organismo. Se você vive saudavelmente, da forma que era para ser, a natureza se encarrega do resto garantindo uma suficiência de nutrientes.
2
É importante salientar que a deficiência de B12 não está somente relacionada à alimentação vegetariana-estrita, visto que em muitos estudos foi apontado que a deficiência está presente em grande parcela da população que consome produtos de origem animal. Sendo assim, pode se dizer que a deficiencia está mais relacionada com a forma como a pessoa absorve essa vitamina no organismo do que com a ingestão diária dela.
respondida por (220 pontos)
2
Sou vegetariana desde que nasci e nunca tive deficiência de B-12. Concordo com a resposta do Cássio Rodolfo, acredito que esteja relacionado com a forma de absorção do organismo.
respondida por (1,8K pontos)
2Comments
comentado por (880 pontos)
Olá Silmara, tudo bem? Pelo que entendi, se vc é vegetariana ainda consome leite e ovos. Por serem produtos de origem animal vc Esta ingerindo b12. Quem precisa se preocupar sao os vganos. Abracos!
comentado por (1,8K pontos)
Não sabia desta informação. Obrigada! Admiro os veganos, quem sabe um dia não me torne uma.
2
Com alimentos fortificados com B12 e com suplementos.

Para quem quer calcular a dose necessária:

Dose diária Adulto:4 a 7 mcrg (absorvido)
Ponto de saturação:1.5 a 2 mcrg
Pronto para voltar a absorver: a cada 4-6horas

A absorção da B12 termina nos 1.5mcrg, mas cerca de 1% da restante dose ainda é absorvido. Por isso a dose tem de ser sobredimensionada, ou então ingerir 1.5mcrg 3 vezes ao dia, com um intervalo de cerca de 6 horas, para garantir uma absorção de 4.5mcrg.

Exemplo:

Toma diária:
1.5 + 0,01 * ( x - 1,5 )  = 4mcrg
x = +/- 250mcrg

Toma semanal:
1.5 + 0,01 * ( x - 1,5 )  = ( 4 * 7 ) = 28mcrg
x = +/- 2500mcrg

Fonte:
http://nutritionfacts.org/video/cheapest-source-of-vitamin-b12/
http://nutritionfacts.org/video/daily-source-of-vitamin-b12/
respondida por (190 pontos)
editado por
1
Existem várias maneiras de suprir. Vou listar na minha ordem de preferência:

1. Suplemento vitamínico.
2. Alimentos fortificados.
3. Injeção.
4. Comer frutas e verduras não higienizadas (nem preciso dizer que não é uma boa ideia né? haha).
respondida por (220 pontos)
1Comments
1
O caminho é suplementar com injeção ou comprimidos. Alimentos fortificados e algas não são uma boa alternativa não, pois a B12 presente neles está em uma forma inativa, que para piorar a situação ainda mascara o resultado do teste de sangue. Informações tiradas do libro Alimentação sem Carne - Dr. Eric Slywitch e da minha nutricionista.
respondida por (1,2K pontos)
1Comments
comentado por (370 pontos)
Muitas vezes os alimentos fortificados, com essa vitamina são de origem animal, como no caso da b12 do suco mais vita da yoki ou do alimento com soja e chocolate da shefa, ambos oriundos a b12 da lã de ovelhas.
0
Tem B12 nos cogumelos. Se comer semanalmente, uma vez ao menos, creio que vai suficiente.
respondida por (140 pontos)
1Comments
perguntado 30 Jan, 2014 por Sandra Qual tipo de cogumelo?
0
A suplementação é a fonte mais segura de b12. O consumo de alimentos enriquecidos com b12 também pode ser uma alternativa.
respondida por (4K pontos)
0
Alguém pode recomendar opções rápidas, de fonte segura e baratas de compra virtual de B12 para suplementação?
respondida por (140 pontos)
1Comments
comentado por (5,6K pontos)
...