New Users

2
Faz sentido usar produtos veganos de marcas que também oferecem produtos derivados de animais?

Open 8 Answers 147 Views
Tipo, vamos supor que a JBS/Friboi lance um hambúrguer vegano. Que posição tomar num caso assim? Não é virtualmente impossível classificar empresas que merecem ou não esse apoio ou concessão?

8 Respostas

5
É uma pergunta muito subjetiva. Avaliações que podem ser feitas:

1. É um incentivo à linha veg da empresa;
2. é um financiamento à uma empresa que explora animais;
3. é a viabilidade da transição da empresa para 100% veg...

Pessoalmente, acho que faz mais bem que mal.
respondida por (1,7K pontos)
republicada por
3
Na verdade, a questão não é fazer sentido ou não, a questão a ser feita é se é vegano ou não.
Por exemplo: o chocolate meio amargo da garoto não tem leite, mas tem traços de leite por ser feito em máquina que processa leite, e a garoto não é vegana, ou seja, o chocolate não tem leite, mas não é vegano, é vegetariano, aí é onde entra sua consciência.
mais um exemplo: a margarina azul da becel, não tem leite, mas é da unilever, que faz testes em animais. Nesse caso, a margarina é vegetariana e não é testada em animais, mas a marca testa outros produtos, então você que decide, se vale a pena ou não.
Nesses casos, quando a duvida é cruel, eu costumo aconselhar fazer apenas aquilo que não te pesa muito na consciência. Eu por exemplo, não como produtos de origem animal, não uso produtos de origem animal  nem testados em animais, mas se a marca faz testes em animais, eu evito ao máximo possível, mesmo que o produto não tenha sido testado. Vai de cada um.
respondida por (1,4K pontos)
editado por
1Comments
comentado por (1,5K pontos)
Daniel, gostei da sua resposta!
Mas, seguindo seu raciocínio sobre o chocolate, uma pessoa vegana que tenha uma família onívora não poderia dividir os utensílios de cozinha com os familiares, não é? Pois sempre haverá algum "traço de crueldade" nos talheres, panelas e eletrodomésticos, a menos que sejam constantemente esterilizados.
Realmente é questão de consciência, e ouso dizer que devemos ter cuidado com algumas questões que podem virar fanatismo; esse tipo de questionamento pode gerar um stress enorme.
Devemos fazer tudo que (e apenas o que) nossa consciência permite. :)
2
Penso sempre com o objetivo a incentivar as empresas a oferecer mais produtos veganos,

mais se levar isso ao pé da letra, você não poderia comprar nada no supermercado, pois eles se beneficiam da venda de produtos de origem animal.
respondida por (980 pontos)
1
nossa conciencia diz se faz sentido ou não.
respondida por (160 pontos)
0
Se levarmos em consideração que a maioria das opções veganas que temos na cidade de São Paulo, por exemplo, estão em estabelecimentos não-vegetarianos, creio que faz sentido sim. Agora, se for uma empresa como a P&G ou Unilever que testa em animais, aí a avaliação deve ser mais cuidadosa.
respondida por (3,4K pontos)
2Comments
comentado por (1,7K pontos)
Essas empresas testam em animais a suas linhas "veganas"?
comentado por (3,4K pontos)
Talvez não, talvez sim. Eu boicoto a empresa se ela testar mesmo que seja apenas um produto e apenas na China, por exemplo.
0
Acredito que não, pelo produto final gerado. Tornaria mais caro e mais trabalhoso para um restaurante fazer isso, mas é uma pergunta a se fazer.
respondida por (1,8K pontos)
0
É tudo muito difícil, tem a ver com a minha resposta ao ser 100% vegan. A friboi, por exemplo, é a única empresa que faz ração vegana para cães. É muito complicado, mas algumas empresas que exploram há anos os animais em testes, eu as rejeito, onde há ovos e leite declarados na embalagem eu rejeito. E o "pode haver traços" eu levo de vez em quando pois como disse anteriormente, fica difícil  às vezes. O que importa é que no dia a dia estou nas frutas, vegetais, sucos naturais, leite de soja e toda a alimentação vegana, sem ser industrializada.
respondida por (760 pontos)
0
Eu não compro! Essa empresa não merece o meu dinheiro!
respondida por (240 pontos)
...