New Users

3
Por que produtos veganos têm nome de "carne", "bife", "queijo" etc.?

Open 5 Answers 99 Views
Já deixo minha visão sobre isso:

A grande maioria das pessoas não se torna vegana porque não gosta do formato ou do sabor dos produtos de origem animal. Normalmente a pessoa decide parar com bifes, queijos e produtos assim por compaixão, não porque não gosta.

Assim, a grande maioria não vê nenhum problema em comer um bife, um queijo ou um hambúrguer desde que estes sejam feitos com ingredientes vegetais.

E tem mais um motivo: muitos se dão conta de que não é um sacrifício ser vegano uma vez que muitos alimentos veganos são muito parecidos e até mais gosotos que os convencionais.

--

Vocês se incomodam com alimentos veganos que têm nome e aparência de produtos feitos com carne, leite ou ovos?

5 Respostas

2
Bom dia, Fábio.
Primeiramente quero dizer que concordo com o seu ponto: boa parte das pessoas deixa de comer produtos de origem animal por compaixão e esse é um dos motivos pelos quais existe a procura pelo "bife vegetariano" "salsicha vegetal", etc.
Eu não consumo carne desde minha infância, meu corpo sempre rejeito, por isso, sempre que alguém diz "carne de soja" eu digo "proteína de soja!" hehehe.
Abraço
respondida por (1,9K pontos)
1
Acho que é válido se apropriar da nomenclatura tradicional. É bom que confunde quem não conhece outra coisa que não seja de origem animal ao mesmo tempo que enfurece os carnistas.

Dividir para conquistar, é o que eu digo ;)
respondida por (5,6K pontos)
1
Oi Fábio!
São "coisas" familiares, com um novo gosto, que pode servir de ponte para uma dieta posteriormente livre desses elementos. Além dos que você citou, também temos nuggets, hambúrgueres, "coxinha" e esfirra de soja, etc.
Os nomes, assim como a própria apresentação (formato) desses pratos, são de grande valia para atrair a simpatia de novos adeptos do vegetarianismo. Os onívoros, acostumados a ter a carne como prato principal, podem sentir falta desses elementos na refeição, e ter aquela sensação de que está "faltando alguma coisa" no prato. Daí tantos pratos vegetais se apropriaram do nome e da aparência de pratos tradicionais, mais por um efeito psicológico que qualquer outra coisa.
Particularmente, no geral não tenho problema com a nomenclatura ou com a aparência desses pratos; apenas a textura de PTS me dá a sensação de que estou mordendo nervos, e isso me dá uma profunda agonia, evito ao máximo.
Abraço!
respondida por (1,5K pontos)
1
...Acredito ser a melhor forma de minimizar as ''barreiras'' que os onívoros vem no mundo vegan.
Conheço muitos onívoros que provam alimentos veganos...mas porque no local tinha a opção de hamburger vegan, beirute vegan.
Isso abre portas para a causa.
respondida por (730 pontos)
0
Me incomoda muito!! Eu evito o máx. identificar dessa forma.. Me sinto como se estivesse dando incentivo pras pessoas consumirem os bifes e queijos de origem animal. Afinal, pode soar como uma eterna busca por substitutos para esses "alimentos", coisa que não é necessária, o que precisamos é optar por alimentos de verdade! Por outro lado, se torna mais fácil para que mais pessoas se tornem VEGetariANAS, pois elas encontram semelhanças de textura e sabor que já estão acostumadas desde crianças.
respondida por (870 pontos)
republicada por
...