New Users

2
o corante "carmim cochonilha" é realmente necessário e/ou insubstituível?

Open 2 Answers 294 Views
já encontrei esse corante em inúmeros produtos, e me pergunto se é realmente necessário e se não há uma alternativa. Os corantes vegetais não são mais baratos do que o carmim?

2 Respostas

1
Laura, nenhum corante é realmente necessário. :)
Os corantes são um artifício usado apenas para dar uma cor "mais atraente" para alimentos e produtos alimentícios, quando a cor original do produto não é considerada satisfatória, ou para tornar o prato mais "divertido" e as atrair crianças (no caso de biscoitos e doces, por exemplo). Eles dão apenas a cor, não adicionam qualquer valor nutricional à receita original e poderiam ser dispensados, se não fosse o apelo da cor. Tendemos naturalmente a considerar a comida colorida mais atraente.
Há estudos no intuito de utilizar o corante de beterraba, mas ainda não pode ser utilizado em todas as preparações por não ser tão estável: http://serv-bib.fcfar.unesp.br/seer/index.php/alimentos/article/viewFile/707/597
(Se quiser, pode pular para a conclusão, no final da página 42).
respondida por (1,5K pontos)
1Comments
comentado por (1,9K pontos)
Ótima resposta!
1
Muito pelo contrário, é totalmente dispensável, como a maioria dos corantes, mas tem um forte apelo comercial. Existem vários corantes vermelhos sintéticos, como o vermelho 40, por exemplo. E o corante natural extraído da beterraba. Certamente podem substituir a cochonilha.
respondida por (4K pontos)
...