New Users

-3
Preparação conjunta com ingredientes animais, torna o alimento não vegetariano?

Solved 11 Answers 225 Views
Por exemplo: comer só o feijão da feijoada, ou o arroz que foi temperado com o caldo da preparação de um frango, etc.

11 Respostas

4
Melhor resposta
Faço sempre uma analogia com a carne humana,
se tivesse uma orelha humana cozida no meio do seu feijão, você comeria o feijão?
respondida por (980 pontos)
selecionada por
3
Mesmo comendo só o feijão, você estará ingerindo a gordura que se desprende das carnes da feijoada e provavelmente pedaços de carne que dissolveram e se tornaram quase imperceptíveis. No caso do arroz, ele absorve o caldo de frango. Logo essas refeições não podem ser consideradas vegetarianas.
respondida por (4K pontos)
3
Eu não consumo. É até mesmo uma maneira de educar o dono do restaurante. Sempre que isso acontece, ao terminar, chamo o gerente ou dono e mostro o pecado que esta sendo feito. Argumento que cerca de 9% da população brasileira (IBGE) é vegetariana. Que tal perder esta parcela de pessoas?
respondida por (1,2K pontos)
2Comments
comentado por (1,8K pontos)
Ótimo argumento Vitor, acredito que é este tipo de atitude que vai implantando a curiosidade de pesquisa nos donos dos estabelecimentos de gastronomia e até mesmo outros, pois se ninguém fala nada, está tudo bem.

Eu nos restaurantes sou tri chato, pergunto tudo, chamo o garçom e ou o cheff e pergunto o tipo de massa, a composição, o que tem o que não tem, as pessoas da fila de bifes sempre me olham com uma cara... hahaha! mas quem sabe não implanto tb uma curiosidade em algum membro da fila e criamos mais uma oportunidade de um futuro veg.
comentado por (460 pontos)
Isso aí! Concordo contigo!
2
Acredito que torna sim, a partir do momento em que você toma conhecimento e aceita isso.

Acidentes acontecem, como usar a mesma colher para mexer os dois tipos. Cabe a você decidir se vai levar a ferro e fogo ou abrir concessões dependendo do caso.

Na minha opinião, se tem ingrediente misturado em quantidade significativa e intencional, não é vegano.
respondida por (5,6K pontos)
2
Na linha da analogia proposta pelo Fábio Jordão, se houvesse um pedaço de cachorro no feijão ou o arroz tivesse sido temperado com caldo de gato, você comeria? É bem óbvio pra mim.
respondida por (3,4K pontos)
1
sendo vegan, eu não comeria um alimento sabendo que ele foi cozido junto com produtos de origem animal.
respondida por (980 pontos)
1
Como tudo na vida, depende do ponto de vista, se você comer só o feijão, você não vai estar comendo carne, sendo assim é um alimento vegetariano, já que nenhum texto diz que o termo vegetariano é mais específico do que "não comer produtos de origem animal".
Se pra você não convém comer coisas que foram preparadas com produtos de origem animal, não coma, mas você não deixará de ser vegetariano por isso. Lembre: o que importa sempre é a intenção. Uma pequena atitude, por menor que seja, já faz uma diferença :) .
respondida por (1,4K pontos)
1
Na minha opinião o alimento que tenha alimentos de origem animal não é vegano não. Nada de "tirar a carne" como normalmente os carnívoros falam pra gente. Minha mãe me chama de chata porque não gosto nem que use a mesma colher pra fazer alimentos com carne e alimentos veganos.
respondida por (630 pontos)
1
Acho que não deveríamos comer tais alimentos, mesmo separando a carne, porque assim o nosso boicote não estará sendo feito de forma eficiente. Ou seja, sempre vão continuar fazendo o feijão com carne ou a farofa com linguiça pois o vegetariano separa a carne e come o resto... a quantidade de animais mortos será a mesma na panela, só que vc vegetariano não vai ingerir, mas o seu irmão não vegetariano vai comer a parte dele e mais a parte que vc não comeu.... Entende?? E isso acontece tbm se vc separa a carne no prato e joga ela fora. O animal foi morto do mesmo jeito, vc só não ingeriu. Ou seja, vc poupa vc apenas mas não o outro (animal)...
respondida por (460 pontos)
4Comments
comentado por (1,7K pontos)
Silvia, acho que certos pontos não fazem sentido: 1. se não comermos misturado, a comida será feita separada, não haverá redução no consumo de carne, mas dará mais trabalho para que faz a comida, fazendo com que gostem menos dos vegs; 2. não há a parte do vegetariano à ser consumida "pelo irmão", porque a quantidade produzida já será para a quantidade de pessoas que comem carne;

Com relação à separar no prato e depois jogar fora, realmente, é a mesma coisa de ter comido, porque a demanda gerada é a mesma, mas não considero isso na pergunta.
comentado por (370 pontos)
Muitas vezes o feijão feito em minha casa é com a linguiça, pq meu marido e meu filho gostam. Como somente o feijão e nem por isso sinto culpa na consciência. E eles não comem minha parte como citado, até pq a minha parte não vai pra panela. Vai só a deles.
comentado por (460 pontos)
Acho que não me fiz entender. Quando se prepara por exemplo 1 kg de feijão se usa uma quantidade x de linguiça pra saborizar o feijão... Não é só porque 1 dos indivíduos que irá ingerir o prato é vegetariano que o cozinheiro colocará neste feijão menos linguiça, já que o sabor será alterado se o fizer desta forma. Se por outro lado, o vegetariano se negar a comer o mesmo feijão, em uma situação ideal, seria feita uma quantidade de feijão menor que 1kg para o resto da família, com uma quantidade proporcionalmente menor de linguiça (aí sim neste caso poupando animais) e a quantidade necessária de feijão sem carne (outro prato) para o vegetariano. Não condeno ninguém por separar a carne e comer o resto, mas no caso da minha casa, onde só eu sou Veg a minha chatice deu certo e não se faz feijão ou farofa com carne e atualmente todos os pratos "complementares" são veganos. Ex: saladas, maionese, refogados... E está todo mundo satisfeito.
comentado por (1,7K pontos)
Entendi. Faz sentido.
0
Eu não como nada que tenha sequer tocado em produtos de origem animal. Para minha forma de pensar, se eu abrir uma brecha não estarei sendo justo com ele, a ética, o boicote, a causa.

Mas como o Daniel Moura falou, é uma questão de visão. A minha é extremista para o não consumo.

Obs.: Infelizmente as vezes preciso enfrentar o bife de casas não vegetarianas, e sei que acabarei consumindo algo indesejado, mas pergunto tudo, só consumirei o que então souber, mesmo? Não dúvida, não como!
respondida por (1,8K pontos)
2Comments
comentado por (1,7K pontos)
Daniel Moreira*
comentado por (1,8K pontos)
Correto, desculpe a gafe Daniel!
...