New Users

0
Existe algum tratamento para caspa?

Solved 2 Answers 359 Views
Existe algum xampu ou loção veganos, ou algum chá que acabe com a descamação e a coceira?

2 Respostas

0
Melhor resposta
Olá, Célia! Vou dar algumas opiniões a respeito do assunto.

Primeiro vamos à definição, para não incorrermos no erro de definir sem bases:

A caspa é uma descamação excessiva do couro cabeludo, na qual surgem entre os fios de cabelo pequenas escamas brancas, sem a presença de inflamação do couro cabeludo. É considerada a variedade mais comum e mais branda de dermatite seborreica (wikipedia).

Particularmente falando acho que todos nós já tivemos caspa algum dia. Alguns mais frequentemente, outros ocasionalmente. Mas o que acredito que todos já notaram é que ela é acompanhada por uma certa sensação de irritação, fora o incômodo com todos aqueles folículos brancos caindo sobre a roupa.

Outra coisa que podemos notar, endossada pelo artigo, é que a mesma está diretamente ligada à oleosidade da pele.

Eu tenho pele oleosa, embora hoje tome cuidado - alimentação, cuidados com a pele, limpeza da maneira adequada - e já tive bastante problemas com isso.

Com o tempo foram surgindo algumas informações que me ajudaram muito, muito mesmo, e hoje tenho muito pouco ou mesmo apenas ocasionalmente. Mas vamos lá, por partes. Vou listar algumas dicas que aprendi, desde o tratamento até a PREVENÇÃO (que é o mais importante):

1. Em relação ao tratamento, vou recorrer ao conhecimento popular, que aprendi com uma senhora que trabalhou em casa, quando eu era mais novo. Mais uma vez vamos recorrer à natureza, sem a necessidade de produtos das grandes multinacionais: LIMÃO. Isso mesmo! Enxague o couro cabeludo com o suco de um limão. Lave bem! Pode até espumar um pouco com um pouco de xampú (!) ou sabonete. Lave bem. Você perceberá que, além de remover a caspa, os fios ficarão mais saudáveis.

2. A dica seguinte trata da prevenção propriamente dita. Há alguns anos minha esposa foi a uma palestra de uma famosa dermatologista. Essa dermatologista disse o que as grandes corporações rezam de pé junto para ninguém saber: Você NÃO DEVE lavar os cabelos todos os dias! Ela explicou que o ideal é duas vezes por semana. Por que? Por que a oleosidade natural é - também - essencial ao couro cabeludo. Essa dermatologista não é nenhuma conspiracionista,  caso levante-se a discussão sobre ser uma opinião apaixonada. Ela é bem sucedida e trata da pele de artistas famosos. Seu nome é Katia Hanaraka ( http://www.katiaharanaka.com.br). Numa de suas declarações ela disse que as duas indústrias mais enganosas que tem são as de alimentos e cosméticos. Pra você ver como fomos condicionados de maneira errada a vida toda.

3. Essa é a dica que considero a mais importante. Perceba que a caspa aumenta nos meses de inverno. E tudo isso por causa dos banhos quentes. A água quente acaba com a pele, provoca irritação, remove a oleosidade mínima essencial e por consequência, leva às descamações. Então a dica é: Nunca lavar o cabelo com água quente.

Não sou dermatologista, mas todas essas dicas funcionaram muito bem para mim. Mas se alguém quiser indicar algum produto fique à vontade. Eu mesmo lembrei-me agora de um empresa vegana: A Surya Brasil. Pesquise! É isso. Abraços fraternos.
respondida por (680 pontos)
selecionada por
0
Muito obrigada. Vou tentar o limão. Era justamente alguma coisa deste tipo que eu queria - alguma fruta ou folha para esfregar no couro cabeludo.

A Surya e as outras marcas veganas que eu pesquisei não têm nada para isso.

Eu já sabia sobre lavar com muita frequência e sobre a água quente. Nunca dou intervalo menor do que quatro dias, e lavo com água morna, porque também me aconselharam a não lavar com água totalmente fria.
respondida por (370 pontos)
...