Seja bem-vindo(a), aqui você pode fazer perguntas e receber respostas de outras pessoas da internet.
5 votos positivos 0 votos negativos
2,1K visitas
Como entender da melhor maneira as seguintes passagens da bíblia? As pessoas deveriam ser vegetarianas?


Eclesiastes 3:18
"Disse eu no meu coração, quanto a condição dos filhos dos homens, que Deus os provaria, para que assim pudessem ver que são em si mesmos como os animais."

Eclesiastes 3:19 "Porque o que sucede aos filhos dos homens, isso mesmo também sucede aos animais, e lhes sucede a mesma coisa; como morre um, assim morre o outro; e todos têm o mesmo fôlego, e a vantagem dos homens sobre os animais não é nenhuma, porque todos são vaidade."

“Quando a carne estava entre os seus dentes, antes que fosse mastigada, se acendeu a ira do SENHOR contra o povo, e feriu o SENHOR o povo com uma praga mui grande.” (Números 11:31)

“De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios, diz o SENHOR? Já estou farto dos holocaustos de carneiros, e da gordura de animais cevados; nem me agrado de sangue de bezerros, nem de cordeiros, nem de bodes. (…) Por isso, quando estendeis as vossas mãos, escondo de vós os meus olhos; e ainda que multipliqueis as vossas orações, não as ouvirei, porque as vossas mãos estão cheias de sangue.”
Isaías 1:11,15

Estatuto perpétuo é pelas vossas gerações, em todas as vossas habitações: nenhuma gordura nem sangue algum comereis.” Levítico 3:17

“E qualquer homem da casa de Israel, ou dos estrangeiros que peregrinam entre eles, que comer algum sangue, contra aquela alma porei a minha face, e a extirparei do seu povo.” Levítico 17:10

”O Senhor é bom para todos, e as suas misericórdias estão sobre todas as suas criaturas.”
Salmos 145:9

“O justo olha pela vida dos seus animais.” Provérbios 12:10

“Pois misericórdia quero, e não sacrifícios; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos.”
Oséias 6:6

"e põe uma faca à tua garganta, se fores homem de grande apetite." Provérbios 23:2

Levítico 7:22-24 – “Fala aos filhos de Israel, dizendo: Não comereis gordura de boi, nem de carneiro, nem de cabra. A gordura do animal ... de maneira nenhuma as comereis”

"Compaixão quero, e não o sacrificio de animais" mt 9:13

"Não estejas entre os beberrões de vinho,nem entre os comilões de carne."Provérbios 23:20

"Quem mata um boi é como quem tira a vida de um homem..."Isaias 66:3

"Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outra coisa em que teu irmão tropece.Romanos"14:21

E disse Deus: Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão sementes e se acham na superfície de toda a terra, e todas as árvores emque há frutos que dá semente; isso vos será por alimento.” Gênesis 1:29.

"A carne, porém, com sua vida, isto é, com seu sangue, não comereis." Gên 9:3-4  

Há sangue em suas mãos; lavai-vos, purificai-vos; tirai de diante dos meus olhos a maldade dos vossos actos; cessai de fazer o mal.», Isaías 1:16

"Melhor é a comida de hortaliça, onde há amor, do que o boi cevado, e com ele o ódio."Provérbios 15:17

“Se vires deitado debaixo da sua carga o jumento daquele que te odeia, não passarás adiante; certamente o ajudarás a levantá-lo.” Êxodo 23:5

“Se vires o jumento ou o boi de teu irmão caídos no caminho, não te desviarás deles; sem falta o ajudarás a levantá-los.” Deuteronômio 22:4

"Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado." Tiago 4:17
perguntado por (2,2K pontos)
editado por

20 Respostas

1 voto positivo 0 votos negativos
Há sim. Na verdade, quem defende comer animais usando a bíblia se esquece que são textos canônicos ( escolhidos pela igreja católica que tb ocultou e ainda oculta evangelhos apócrifos)- Além de religiões católica e evangélicas, há por ex. e Espiritismo que deixa claro em várias obras psicografadas que o ser humano deve se esforçar moralmente para se tornar vegano.
Roberto, eu tenho textos ( abertos ao público ) sobre isto em meu facebook , com as fontes.
Se vc quiser, pode acessar, ok? Lá tem muitas informações sobre o que realmente a bíblia diz sobre comer animais- isso dentro do contexto e não meras frases fora de contextos.
respondida por (640 pontos)
Neyla, a única coisa que já li sobre espiritismo relacionado ao vegetarianismo, de forma explícita, foi no livro "As vidas de Chico Xavier" (a biografia do Chico):

"Emmanuel fiscalizava não só as palavras ditas por Chico como também, e principalmente, as escritas. Vetava, sem piedade, 'idéias impróprias'. Até Humberto de Campos sofreu censura espiritual. Tudo porque assinou, através de Chico, artigo sobre um dilema já em alta naquela época: o homem deve ou não comer carne?

Para responder à questão, Humberto contou a história de um anjo encarregado por Deus de fazer um relatório sobre a Terra. Chegou aqui e encontrou um animal arando o campo, açoitado por uma espécie de demônio. Depois, viu outro animal no curral, com outro demônio espremendo suas tetas e tirando leite, em prejuízo do filho dele, que berrava à distância. Mais tarde, viu um enorme animal sendo morto, suas carnes sendo comidas pelos pequenos demônios e seu couro sendo usado em calçados. Era o bastante. Ele anotou no seu bloco: O homem é um ser muito elevado, bom e paciente, merecedor do amor de Deus.
E decidiu conversar com o demônio: - Por que fazes isto com o homem? Por que o maltratas e o matas se ele te dá tudo? O demônio desfez o mal-entendido: Eu sou o homem. Ele é o boi. O anjo ficou perplexo e enviou o mais rápido possível seu relatório a Deus. Emmanuel apareceu, leu a parábola e mandou Chico rasgar o texto em pedacinhos. Os espíritas poderiam ser influenciados por aquela história. Muitos deles, inclusive Rômulo Joviano e Chico Xavier, funcionários da Fazenda Modelo, trabalhavam com a carne e ganhavam a vida assim. O artigo poderia provocar problemas sociais mais graves do que os gerados pela alimentação carnívora." (MAIOR, 2003, p. 132 e 133)

Não posso deixar de comentar que na codificação básica de Kardec, no próprio "O Livro dos Espíritos" há, entre as "Leis Morais", a "Lei de Destruição", onde a destruição de uns seres aos outros é uma lei eterna. Entendo que isso possa ser apenas em mundos menos evoluídos até porque se analisarmos o exemplo da colônia "Nosso Lar", a alimentação passou à ser estritamente de líquido.

Se você puder citar as obras de que falou, seria muito bom.
Olá, Rafael!

Há um outro livro, também psicografado por Chico, mas por André Luiz, chamado Missionários da Luz que tem uma passagem assim:

"...e nós outros, quando nas esferas da carne? Nossas mesas não se mantinham à custa das vísceras dos touros e das aves? A pretexto de buscar recursos proteicos, exterminávamos frangos e carneiros, leitões e cabritos incontáveis. Sugávamos os tecidos musculares, roíamos os ossos. Não contentes em matar os pobres seres que nos pediam roteiros de progresso e valores educativos, para melhor atenderem a Obra do Pai, dilatávamos os requintes da exploração milenária e inflingíamos a muitos deles determinadas moléstias para que nos servissem ao paladar, com a máxima eficiência. O suíno comum era localizado por nós, em regime de ceva, e o pobre animal, muita vez à custa de resíduos, devia criar para nosso uso certas reservas de gordura, até que se prostrasse, de todo, ao peso das banhas doentias e abundantes. Colocávamos gansos nas engordadeiras para que hipertrofiassem o fígado, de modo a obtermos pastas substanciosas destinadas a quitutes que ficaram famosos, despreocupados das faltas cometidas com a suposta vantagem de enriquecer os valores culinários. Em nada nos doía o quadro comovente das vacas-mães, em direção ao matadouro, para que nossas panelas transpirassem agradavelmente. Encarecíamos, com toda a responsabilidade da ciência, a necessidade de proteínas e gorduras diversas, mas esquecíamos de que a nossa inteligência, tão fértil na descoberta de comodidade e conforto, teria recursos de encontrar novos elementos e meios de incentivar os suprimentos proteicos ao organismo, sem recorrer às indústrias da morte. Esquecíamo-nos de que o aumento dos laticínios, para enriquecimento da alimentação, constitui elevada tarefa, porque tempos virão, para a Humanidade terrestre, em que o estábulo, como o lar, também será sagrado."
Oi Juliana! Nossa, muito bom saber disso. Obrigado!
Oi, Rafael!

Sou espírita e admito que há muito pouco material sobre o vegetarianismo sendo divulgado (bem, menos do que eu gostaria, hehe).
Entretanto, além do livro que a Juliana citou acima, temos romances que enfatizam que o homem deve (se esforçar para) deixar de comer carne como, por exemplo, "Todos os animais merecem o céu", que inclusive foi a obra responsável por me tornar vegetariana. Fora isso, no próprio Livro dos Espíritos, temos perguntas diretas sobre o consumo de carne: a 723 e 724. A pergunta 723 indaga se o homem se alimentar de animais é contrário à lei da Natureza, e a resposta é que "Dada a vossa constituição física (somos matéria!), a carne alimenta a carne. A lei de conservação lhe prescreve, como um dever, que mantenha suas forças e sua saúde, para cumprir a lei do trabalho. Ele, pois, tem que se alimentar conforme reclame a sua organização."
Bem, a nossa organização não reclama o consumo de carne, nem estamos deixando de atender a lei do trabalho. Sendo assim, pode ser interpretado que algumas pessoas precisem, sim, de carne, devido à sua natureza. Mas a pergunta seguinte, 724, questiona se é meritório que o homem se abstenha da alimentação animal ou de qualquer outra, por expiação. A resposta é a seguinte: "Sim, se praticar essa privação em benefício dos outros. Aos olhos de Deus, porém, só há mortificação, havendo privação séria e útil. Por isso é que qualificamos de hipócritas os que apenas aparentemente se privam de alguma coisa."
A lei de destruição não implica que estaremos eternamente destruindo nossos "irmãos menores", mas que, devido à criação eterna, sempre haverá a necessidade da destruição para o renascimento e constante evolução.
Quanto a Emmanuel, ele mesmo ditou a Chico Xavier, em um programa Pinga Fogo, considerações sobre o vegetarianismo: www.youtube.com/watch?v=FPggWpys3CI‎
O programa foi gravado em 1972 e que muito menos coisa se sabia sobre o vegetarianismo, mas novamente é afirmado que, a alimentação deve prover o que o corpo necessita. Ou seja: Se comer apenas vegetais supre as nossas necessidades, não tem problema. :)
Não tenho à disposição o livro "Todos os animais merecem o céu", então não posso comentá-lo.

Sobre a questão 723, espero que você não tenha omitido o texto "[...] de outra maneira o homem enfraquece", por conveniência. Dessa nova forma, igual informação seria à que o Chico dá no programa: "A maioria de nós ainda necessita da carne [...]".

De qualquer forma, as questões 723 e 724 e o vídeo dão à entender que é só uma questão de tempo para mudarmos para a alimentação vegetariana.
Rafael, peço desculpas pela falta de atenção. Realmente não omiti de propósito, onde consultei não havia essa frase. Agora consultando na edição disponível no site da FEB, realmente, há essa parte na resposta. ( http://www.febnet.org.br/wp-content/uploads/2012/07/135.pdf )

O livro "Todos os animais..." você encontra no endereço abaixo: http://www.reikibr.org/resources/livros/Marcel-Benedeti-Todos-os-Animais-Merecem-o-Ceu.pdf
Recomendo a leitura da obra completa, que trata da relação homem-animal. Mas para uma consulta rápida, Capítulo "Os Condenados", página 207.

Com certeza, é apenas uma questão de tempo e cada vez mais há obras espíritas sobre o assunto. ( :
Bacana, vou dar uma olhada. Obrigado pelas referências!
1 voto positivo 0 votos negativos
Não acho que a bíblia seja um bom instrumento para argumentar em prol do vegetarianismo. Ela cita o sacrifício de animais e o uso de animais como alimento.
respondida por (4K pontos)
0 votos positivos 0 votos negativos
Acho difícil, mas não terminei de ler, então não posso dar certeza.

O antigo testamento é uma carnificina pior que qualquer coisa, tanto de homens como de outros animais. Apesar de que o judeus evitavam alguns tipos de animais em sua alimentação, como o porco, existiam os holocaustos onde animais eram sacrificados para Deus aos montes e nem eram comidos.

Já no novo testamento, uma passagem notória sobre isso é a multiplicação dos peixes por Jesus (para alimentação).

Há, de fato, sutis passagens que dão à entender uma apologia ao vegetarianismo, como as que a Elisa citou:

1. "não te ajuntes com os bebedores de vinho, com aqueles que devoram carnes, pois o ébrio e o glutão se empobrecem e a sonolência veste-se com andrajos" Provérbios 23,20;

2. "Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem outra coisa que para teu irmão possa ser uma ocasião de queda" Romanos 14,21;

e a que o animadruga citou:

3. "Mais vale um prato de legume com amizade que um boi cevado com ódio" Provérbios 15,17.

Eu diria que é muita pretensão dizer que a bíblia prega o vegetarianismo baseado apenas nesses trechos.
respondida por (1,7K pontos)
editado por
0 votos positivos 0 votos negativos
Promover com a bíblia é bem difícil, mas você pode usar o cristianismo.
por exemplo: No edem(paraíso) adão e eva só se alimentavam de coisas da terra (frutas, legumes, etc)
Deus criou o mundo para os humanos viverem em harmonia com os animais, e o humano só passou a come carne depois do dilúvio, onde tudo virou uma bagunça de novo, e de acordo com a bíblia, depois do próximo "fim", tudo vai voltar a ser um paraíso, não para todos, mas vai ser tudo em harmonia.
respondida por (1,4K pontos)
Ainda o próprio Éden não é um bom exemplo. Desde a suposta gênese da bíblia, Deus teria criado o homem e esse comandaria todos os animais.

"Deus criou o homem à sua imagem; [...] Deus os abençoou: 'Frutificai, disse ele, e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a. Dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todos os animais que se rastejam sobre a terra.'" Gênese 1,27s.
Realmente.
É por isso que quando eu vou falar para um cristão porque eu não como nada de origem animal, eu simplesmente digo que é porque Deus nos deu o livre arbítrio, e eu escolhi viver em paz com tudo e todos.
Daí como de costume o cristão vai dizer que carne é necessária para nosso corpo, então eu replico dizendo que se a pessoa souber se alimentar, deixar a carne de lado torna a alimentação muito mais saudável.
Sobre a passagem que fala que Deus deu o domínio sobre todos os animais. Na tradução do termo aramaico "rada" para o latin foi usado a palavra domínio, mas a palavra "rada" do aramaico na verdade significa que deu a responsabilidade. Isso não mudaria de tom do discurso absurdamente? (Ví a filosofa Sônia Felipe falando isso certa vez)
Com certeza!! Mas temos que nos basear nas fontes oficiais.
0 votos positivos 0 votos negativos
A bíblia pode ser interpretada de várias formas. Já li gente defendendo a teoria de que Jesus era vegetariano e na verdade traduziram errado a palavra peixe, no original era o nome de uma alga... Paulo fala que quem mata um boi é igual a quem mata um homem e etc.

Enfim, é possível promover qualquer coisa usando a bíblia, até nazismo. Minha resposta é não.
respondida por (5,6K pontos)
Uai Roberto, informações bem interessantes. Você tem a fonte sobre a suposta tradução errada e você sabe a numeração da passagem da fala de Paulo?
Aqui tem algo sobre esse lance do peixe ser alga: http://www.angelfire.com/extreme/jesusvegetariano/faq.htm
E aqui algumas outras coisas sobre: http://revolucaodacolher.org/versiculos-especificos-que-recomendam-o-vegetarianismo-na-biblia-e-outras-fontes/

A parte do boi ser igual ao homem difere de acordo com as traduções, mas é Isaías, 66, 3: http://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/isaias/66/
Com relação à tradução de "peixe" ter sido feita errada, não achei o site confiável.

A segunda fonte que passou diz "Enquanto a Bíblia - em muitas partes - parece respaldar o consumo de carne, tais passagens não devem ser tomadas fora de contexto", mas na verdade o próprio site coloca passagens fora de contexto, por exemplo, eles citam:

"A carne, porém, com sua vida, isto é, com seu sangue, não comereis. Certamente requererei o vosso sangue, o sangue das vossas vidas; da mão de todo o animal o requererei; como também da mão do homem, e da mão do irmão de cada um requererei a vida do homem." Gênesis 9:4-5

E explicam essa passagem da seguinte forma: "Mostra que não é permitido ao homem comer carne, e se ele o faz, pagará com sua própria vida", o que está longe de ser verdade, porque se lermos a passagem desde o começo está escrito:

"Deus abençoou Noé e seus filhos: 'Sede fecundos, disse-lhes ele, multiplicai-vos e enchei a terra. Vós sereis objeto de temor e de espanto para todo animal da terra, toda a ave do céu, tudo o que se arrasta sobre o solo e todos os peixeis do mar: eles vos são entregues nas mãos. TUDO O QUE SE MOVE E VIVE VOS SERVIRÁ DE ALIMENTO; eu vos dou tudo isto, como vos dei a erva verde. SOMENTE NÃO COMEREIS CARNE COM A SUA ALMA, COM SEU SANGUE. Eu pedirei conta de vosso sangue [...]'" Gênese 9,1-5.

Se o site faz uma coisa desse nível, não acho que valha a pena nem ler mais.

Sobre Isaías 66,3, realmente, parece haver uma crítica aos holocaustos, mas somente a eles, não ao ato de comer carne. Mas mesmo isso parece dúbio, parece que é, na verdade, uma crítica à oferenda hipócrita, e não à oferenda em si. Observe essa outra passagem:

"'De que me serve a mim a multidão de vossas vítimas? diz o Senhor.
Já estou farto de holocaustos de cordeiros e da gordura de novilhos cevados.
Eu não quero sangue de touros e de bodes. [...]
De nada serve trazer oferendas; tenho horror da fumaça dos sacrifícios.
As luas novas, os sábados, as reuniões de culto, NÃO POSSO SUPORTAR A PRESENÇA DO CRIME NA FESTA RELIGIOSA. [...]
VOSSAS MÃOS ESTÃO CHEIAS DE SANGUE: LAVAI-VOS, PURIFICAI-VOS.
TIRAI VOSSAS MÁS AÇÕES DE DIANTE DE MEUS OLHOS.
CESSAI DE FAZER O MAL, APRENDEI A FAZER O BEM.'" Isaías 1,11-17.

Importante ressaltar que, em vários outros momentos, Deus agrada-se com os holocaustos como em:

"'Tu me levantarás um altar de terra, sobre o qual oferecerás os teus holocaustos e teus sacrifícios pacíficos, tuas ovelhas e teus bois.'" Êxodo 20,24.
É isso aí, Rafael. Por isso minha resposta a pergunta é um redondo não ;)
0 votos positivos 0 votos negativos
Leia também aqui:
(O Evangelho dos doze santos, capítulo 38)

fonte: A REVOLUÇÃO DA COLHER.
http://revolucaodacolher.org/versiculos-especificos-que-recomendam-o-vegetarianismo-na-biblia-e-outras-fontes/
respondida por (640 pontos)
0 votos positivos 0 votos negativos
respondida por (640 pontos)
Ao invés de criar várias respostas é preferível editar a sua resposta inicial. :)
1 voto positivo 1 voto negativo
há sim. você pode dizer: "Este livro não come carne. Siga o exemplo dele." :)
respondida por (980 pontos)
Kk, estou de olho nessa zueira.
0 votos positivos 0 votos negativos
E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento.
Gênesis 1:29
respondida por (980 pontos)
Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em que teu irmão tropece, ou se escandalize, ou se enfraqueça.
Romanos 14:21
Não estejas entre os beberrões de vinho, nem entre os comilões de carne.
Provérbios 23:20
0 votos positivos 0 votos negativos
Não estejas entre os beberrões de vinho, nem entre os comilões de carne.
Provérbios 23:20
respondida por (980 pontos)

Perguntas relacionadas

2 votos positivos 0 votos negativos
6 respostas 146 visitas
0 votos positivos 0 votos negativos
3 respostas 54 visitas
1 voto positivo 0 votos negativos
8 respostas 141 visitas
1 voto positivo 1 voto negativo
1 resposta 177 visitas
0 votos positivos 2 votos negativos
3 respostas 70 visitas
...